Fachbereich 4
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Universität
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Sozialwesen
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Gesamthochschule
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Kassel
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Universität Gesamthochschule Kassel
D32127 Kassel
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Prof. Dr.
H. G. Flickinger
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Lieferanschrift:
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Arnold-Bode-Strasse 10
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D34109 Kassel
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Zimmer Nr.
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Telefon:
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(0561) 804-2969
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Telefax:
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(0561) 804-3388
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Akttenzeichen:
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Datum:
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30/05/95
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Avaliação
Da dissertação
de Mestrado de Mauro Grün/CPG em Educação da UFRGS, sobre o tema:
"Questionando os
pressupostos epistemológicos da educação ambiental: o caminho de uma ética"
Em vários sentidos, o trabalho apresentado representa a Dissertação de
Mestrado pouco comum. O que surpreende, em primeiro lugar, é o fato do leitor
encontrar um projeto de pesquisa bastante ambicioso; projeto este que marca o
horizonte dentro do qual a Dissertação se insere como passo preparatório. Em vez
de se contentar com a reconstrução de uma teoria determinada ou com a exposição
de um problema sistemático da teoria
educacional,
o autor consegue impor ao material em cima do qual ele argumenta, um questionamento
próprio e original.
Segundo: ao se tratar de um trabalho concentrado em educação ambiental,
o autor percebe a necessidade de ultrapassar os limites do discurso pedagógico
em direção à reflexão filosófica dos "pressupostos epistemológicos"
da educação. Em última instância, o caso
da educação ambiental esta sendo interpretado como um caso paradigmático de uma
experiência que, segundo o autor, deveria levar-nos a reconsiderar da normatividade
antropocêntrica em vigor. Em terceiro lugar, vale sublinhar a proposta à qual o
autor chega a última parte de seu trabalho, i.é, a reavaliação da historicidade
de nossa experiência: "A falta de horizonte histórico da tematização é a
principal característica de ambas as posturas" (expostas nas primeiras
partes do trabalho). "As áreas de silêncio da educação moderna são o
exemplo mais característico desse “esquecimento da dimensão Histórica”
(pag. 92).
Assim sendo, o autor está sendo levado a uma abordagem hermenêutica do
problema: "Fazer do horizonte histórico o horizonte de tematização da
crise ambiental é o caminho que proponho ao final desse trabalho" (Pag. 101).
Por isso, é consequente por parte do autor preocupar-se com conceitos chave
como “tradição' ou "área de silêncio"..
É
óbvio que uma dissertação de Mestrado não é o lugar para discutir as questões
levantadas até suas últimas consequencias. Porém o autor mostra grande
habilidade ao inscrever a discussão atual suas próprias linhas de investigação.
Baseado no conhecimento sólido das posições epistemológicas, sua argumentação
se destaca pela clareza de formulação e pela soberania com o qual o campo de discussão
esta sendo redimensionado às suas linhas principais e mais importantes. O
leitor consegue acompanhar os passos argumentativos com a maior facilidade
sentindo-se às vezes, insatisfeito pela impossibilidade de entrar diretamente
numa discussão com autor.
Erros
de datilografia e outras pequenas falhas (p.c. de Brandtland, em vez de
Brundtland) deveriam ser eliminados antes da publicação. No entanto, não
diminuem o mérito do trabalho, cuja originalidade e solidez me levam a avaliação
com a nota 10 (dez)
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