Avaliação de Mestrado

on terça-feira, 29 de abril de 2014


Fachbereich 4
Universität
Sozialwesen
Gesamthochschule

Kassel
Universität Gesamthochschule Kassel
D32127 Kassel
Prof. Dr. H. G. Flickinger


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Datum:

30/05/95



Avaliação

Da dissertação de Mestrado de Mauro Grün/CPG em Educação da UFRGS, sobre o tema:

"Questionando os pressupostos epistemológicos da educação ambiental: o caminho de uma ética"

Em vários sentidos, o trabalho apresentado representa a Dissertação de Mestrado pouco comum. O que surpreende, em primeiro lugar, é o fato do leitor encontrar um projeto de pesquisa bastante ambicioso; projeto este que marca o horizonte dentro do qual a Dissertação se insere como passo preparatório. Em vez de se contentar com a reconstrução de uma teoria determinada ou com a exposição de um problema sistemático da teoria
educacional, o autor consegue impor ao material em cima do qual ele argumenta, um questionamento próprio e original.
Segundo: ao se tratar de um trabalho concentrado em educação ambiental, o autor percebe a necessidade de ultrapassar os limites do discurso pedagógico em direção à reflexão filosófica dos "pressupostos epistemológicos" da educação.  Em última instância, o caso da educação ambiental esta sendo interpretado como um caso paradigmático de uma experiência que, segundo o autor, deveria levar-nos a reconsiderar da normatividade antropocêntrica em vigor. Em terceiro lugar, vale sublinhar a proposta à qual o autor chega a última parte de seu trabalho, i.é, a reavaliação da historicidade de nossa experiência: "A falta de horizonte histórico da tematização é a principal característica de ambas as posturas" (expostas nas primeiras partes do trabalho). "As áreas de silêncio da educação moderna são o exemplo mais característico desse “esquecimento da dimensão Histórica” (pag. 92).

Assim sendo, o autor está sendo levado a uma abordagem hermenêutica do problema: "Fazer do horizonte histórico o horizonte de tematização da crise ambiental é o caminho que proponho ao final desse trabalho" (Pag. 101). Por isso, é consequente por parte do autor preocupar-se com conceitos chave como “tradição' ou "área de silêncio"..

       É óbvio que uma dissertação de Mestrado não é o lugar para discutir as questões levantadas até suas últimas consequencias. Porém o autor mostra grande habilidade ao inscrever a discussão atual suas próprias linhas de investigação. Baseado no conhecimento sólido das posições epistemológicas, sua argumentação se destaca pela clareza de formulação e pela soberania com o qual o campo de discussão esta sendo redimensionado às suas linhas principais e mais importantes. O leitor consegue acompanhar os passos argumentativos com a maior facilidade sentindo-se às vezes, insatisfeito pela impossibilidade de entrar diretamente numa discussão com autor.


      Erros de datilografia e outras pequenas falhas (p.c. de Brandtland, em vez de Brundtland) deveriam ser eliminados antes da publicação. No entanto, não diminuem o mérito do trabalho, cuja originalidade e solidez me levam a avaliação com a nota 10 (dez)

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