Gadamer e a Natureza, alguns dos nossos desafios

on segunda-feira, 1 de setembro de 2014
Mauro Grün em Perth , Australia

“Desde os séculos XVI e XVII, tem-se ido ao encalço do modernismo com um enfoque otimista e implacável quanto ao futuro e uma simultânea deposição da memória social e dos arredores naturais como coisas de valor secundário, duvidoso e mesmo irrelevante. O trabalho de Mauro Grün, inequivocamente, confronta o desafio do projeto de Bacon e Descartes que recebeu ímpeto extra de seguidores do Iluminismo e do ideal de racionalidade instrumental que brotou do trabalho destes. O desejo de dominar a Natureza levou-nos à beira do precipício. Nosso esquecimento do que somos e de nossa relação com a Natureza levou o modernismo a precisar confrontar suas próprias desilusões. Todo o projeto da Idade Moderna baseia-se numa concepção desvairada de nossas faculdades de criação. Não podemos apagar tudo e recomeçar do nada, pois qualquer coisa que fizermos dependerá, em última análise, da própria Natureza.  (...)
 
Nenhum filósofo contemporâneo busca a verdade no sobrenatural. Ainda assim, há coisas que as ciências não conseguem nos revelar, coisas que não estão sujeitas à observação. Portanto, apesar de toda sua habilidade, apesar de alegar que fornece toda a verdade sobre o mundo, a ciência em si não tem qualquer autoridade no assunto. De fato, a autoridade das ciências em si e suas alegações de verdade e objetividade estão profundamente implicadas como causas da modernidade. Elas descrevem o mundo como um sistema mecânico, sem vida, cujos componentes são dissecados em pormenores cada vez mais detalhados por meio da biologia molecular, da química e da física. Em vez de fornecerem a verdade sobre nosso relacionamento com a Natureza, em vez de abrirem canais de comunicação entre os seres humanos e o mundo, essas ciências estimulam a ideia de que estamos sozinhos numa terra selvagem, capazes apenas de nos comunicarmos com outros seres humanos ou talvez com um ou dois mamíferos superiores.
O que, então, Grün pretende fazer em face desse desafio? As verdades das ciências, apesar de toda sua objetividade e neutralidade estudadas, não contribuem muito para o desvelo de nossas relações com a Natureza. (...)

Grün sabiamente evita o apelo a qualquer concepção relativista de verdade, objetivando, em vez disso, uma abordagem mais modesta, que vise colocar-nos novamente em contato com o mundo ao nosso redor, que nos torne mais sensíveis ao que a Natureza busca nos dizer. Como ele fará isso?
Se a verdade não é tanto a correspondência dos fatos, mas muito mais uma espécie de comprometimento, então há ainda uma forma de revelar algumas das ilusões dos nossos tempos. Vamos admitir que a verdade seja um eterno compromisso com os outros por meio do diálogo. Assim sendo, a verdade defere a autocrítica e a crítica social como elementos essenciais à postura ética. A verdade não é apenas elemento central de um sistema democrático, mas também a oportunidade de explorar nossa situação de uma forma que reconheça nossa própria falibilidade e a dos outros. Pode essa compreensão dialógica da verdade ajudar-nos a chegar a ponto de, como colocava Heidegger, permitir que o mundo fale? Grün busca neste livro fazer precisamente isto — mostrar como podemos adotar uma postura que permita que o mundo se comunique conosco, e assim fazendo, possibilite que tenhamos acesso — sempre fragmentado e parcial — a algumas das ilusões que fiamos em torno de nós mesmos e do mundo. (...)

Como coloca Mauro Grün, o encontro com a Natureza por meio da dialética do ouvir é entrar na linguagem da Natureza. Na verdade, conforme salienta Gadamer, o diálogo - no seu devido uso - é sempre transformador. Saber que somos falíveis - que podemos estar, e frequentemente estamos errados — é o cerne da concepção de diálogo de Gadamer e, portanto, não é de surpreender que o objetivo que Grün instaura para a educação ambiental é o ensino da humildade, do respeito e da importância do diálogo. De modo sábio, mais como filósofo do que como educador, ele não apresenta qualquer plano de ensino. Em vez disso, delineia os objetivos  da educação ambiental concebida como educação para uma comunidade e o compartilhar do que é comum com a Natureza. Os céticos perguntarão se realmente há perspectivas da construção de uma comunidade com a Natureza e se um diálogo aqui não seria apenas uma metáfora. Sobretudo, o próprio Francis Bacon, um dos arquitetos do modernismo, gostava muito da noção de que questionamos a Natureza, arrancando-lhe as respostas na base do tormento e da tortura quando necessário. O trabalho de Grün força-nos a pensar novamente sobre essa velha ideia e a levar a sério a noção de que a trajetória do modernismo por tempo demais tem se caracterizado pela arrogância do torturador (...)

Se Grün está certo, há uma perspectiva para um novo despertar na educação, um despertar que leve tanto o mundo quanto os seres humanos para a presença mútua e propicie uma forma de reanimação da Natureza, cuja vitalidade tem sido dragada pelo materialismo negligente da modernidade.”  (...)

Trecho de Andrew Brennan no prefácio do meu livro "Em busca da Dimensão Ética da Educação Ambiental"

Sugestão de leitura sobre Gadamer: 


Autoria de Jeff Malpas


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