“O objetivo da educação é promover a continuidade da vida
humana” (Veit, 1993).
Se o objetivo da educação é promover a continuidade da vida
humana, o que poderíamos dizer sobre os meios e valores para alcançar este
objetivo hoje, onde não só a vida humana, como vários outros tipos de vida
estão ameaçados, todos eles com milhões de anos de história evolutiva ?
Essa pergunta se impõe no séc XXI e se apresenta como um dos
principais desafios educacionais. Para o filósofo Holmes Rolston III (1992) “as
pessoas, durante cujas vidas a sorte da Terra será amplamente decidida,
pertencem à geração de estudantes em nossas Universidades hoje”. Assim, somos
parte do problema e parte da solução.
Mauro Grün
Mauro Grün
Ao longo dos últimos vinte dois anos (1992-2014), tenho
trabalhado com isso em mente. Meu trabalho inscreve-se na perspectiva de tentar
romper com o processo de objetificação da natureza (tornar a natureza mero
objeto da razão) iniciado e sustentado pela visão cartesiana.
Quase quatrocentos anos após o seu surgimento essa concepção
da vida se apresenta como a concepção dominante em quase todas as Universidades
do mundo. O gênio de Descartes se encontra entre nós com todo seu vigor.
Rene Descartes - (1596 - 1650)
O projeto cartesiano de ciência visa reduzir a diversidade das coisas à medida comum, a fim de possibilitar a relação entre elas, tornando-as comparáveis (Moura, 1987). A mathesis universalis é o método científico de alcance universal, seu procedimento é o de decomposição (análise) e síntese. Primeiramente deve-se dividir as partes do todo para em seguida realizar a operação inversa, como na equação do tipo
Para tanto, ele vai realizar pesquisas no campo de estudos ao qual hoje chamamos "geometria analítica". Isso torna possível a Descartes a conversão de grandezas e propriedades geométricas em formas algébricas. Segundo este método, o quadrado de uma grandeza passa a ser a² e o cubo de uma grandeza a³. Este tipo de conversão abre a Descartes a possibilidade de relacionar as duas grandezas num mesmo sistema de cálculo e matematizar essas relações reduzindo-as a uma medida comum' (Moura, 1987). Este é o sonho de Descartes
Observemos que com isso tanto a grandeza que foi
representada pelo quadrado como a que foi representada pelo cubo foram
reduzidas a uma medida comum e calculável matematicamente. De certa forma, elas
deixaram de ser o que eram e não evocam mais a figura do quadrado nem a do
cubo. Elas tornaram-se apenas quantidades de grandezas diferentes.
Descartes afirma que no dia 10 de Novembro de 1619,
iluminado por Deus, sonhou com a possibilidade de reformar sozinho todo corpo
das ciências. “Aquele dia ele descobriu as fundações de um maravilhoso sistema
de pensamento”, diz o biógrafo Adrien Baillet em “La Vie de Monsieur
Descartes”. Um trecho dessa obra traduzido para o inglês pode ser encontrado no
Appendix do livro de John Cottingham “Descartes” (p.161).
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